Prefeitura Municipal de Erechim - UTI Neonatal do Santa Terezinha acolhe a pequena Luísa e dá início a uma história de superação
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10111/uti-neonatal-do-santa-terezinha-acolhe-a-pequena-lusa-e-d-incio-a-uma-histria-de-superao

26/08/2015

UTI Neonatal do Santa Terezinha acolhe a pequena Luísa e dá início a uma história de superação

Bebê nasceu com apenas 730 gramas, na 24a semana de gestação

UTI Neonatal do Santa Terezinha acolhe a pequena Luísa e dá início a uma história de superação
UTI Neonatal do Santa Terezinha acolhe a pequena Luísa e dá início a uma história de superação

Bebê nasceu com apenas 730 gramas, na 24a semana de gestação

A notícia da chegada de um bebê traz muita alegria e felicidade para a família, a gestação é um momento de descoberta para a mamãe. Uma gestação normal tem duração de 39 a 40 semanas, mas existem casos em que o bebê nasce antes. Bebês que nascem com menos de 38 semanas de gestação são considerados prematuros.
Esse foi o caso da pequena Luísa, filha de Lucieli Elvira Ramos e Rodrigo Trindade Gehlen de Vila Lângaro, que nasceu de 24 semanas, na Fundação Hospitalar Santa Terezinha de Erechim (FHSTE), com apenas 730g e foi considerada um prematuro extremo.
A mãe, Lucieli, conta que ficou internada no hospital uma semana antes de Luisa nascer: “A Luisa nos deu um susto, pois nasceu bem antes do esperado. Ela era muito pequena, magrinha, frágil” conta Lucielei emocionada enquanto beija a pequena Luisa.
A bebê ficou cerca de 2 meses e meio na UTI Neonatal da FHSTE, conforme a enfermeira gerente dos serviços de UTI, Simone Lea Bernardi. “A UTI neonatal da FHSTE atende uma média de 25 crianças por mês, entre recém-nascidos e prematuros. Possuímos uma estrutura assistencial e condições técnicas adequadas à prestação de assistência especializada, incluindo instalações físicas, equipamentos e recursos humanos”, diz.
Conforme Lucieli, o suporte que recebeu dos profissionais foi essencial para garantir a sobrevivência da pequena Luísa. “Logo que ela nasceu eu estava apavorada. Sempre tive ajuda de todos os profissionais aqui do hospital, como a psicóloga, técnicas em enfermagem, enfermeiras e médicos, todos estão em sintonia e cuidaram muito bem de nós. Hoje posso dizer que a Luísa é a filha do Santa” destaca Lucieli.

A amamentação
O aleitamento materno é iniciado o mais precocemente possível para os prematuros sendo iniciado por sonda, copinho e gradativamente ao seio materno. E assim aconteceu com Luisa que nas primeiras semanas recebia o leite de sua mãe através da sonda, logo após no copinho e hoje está mamando no seio da mãe.
Luisa que saiu da UTI e está internada no berçário, hoje esta com 1,915kg e logo receberá alta hospitalar. A mãe Lucieli descreve a amamentação como um momento mágico. “Não tem como explicar o que eu sinto quando amamento ela, nós passamos por tanta coisa até chegar nesse momento, Luisa é uma guerreira desde que nasceu e agora eu posso segura-lá em meus braços e ficar olhando ela mamar isso é mágico” descreve Lucieli.

Família ansiosa para que Luísa volte para casa
O pai de Luísa, Rodrigo Trindade Gehlen, vem visitar Luisa e a mamãe toda semana. “Estamos ansiosos para que nossa pequena venha para casa ela está cada vez maior estamos muito orgulhosos” conta Rodrigo.
Luísa também tem um irmão o pequeno Afonso de apenas 5 anos que conta que quer que sua maninha vá para casa para brincar com ele. “Eu amo minha mana pra sempre, quero que ela vá para casa para a gente brincar. Eu vou ajudar a mãe a cuidar dela”, diz o irmão, num misto de emoção, amor e alegria.