Prefeitura Municipal de Erechim - Coleta Seletiva - Rede União de Supermercados adere ao Programa Erechim Cidade Limpa
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/1007/coleta-seletiva---rede-unio-de-supermercados-adere-ao-programa-erechim-cidade-limpa

25/09/2007

Coleta Seletiva - Rede União de Supermercados adere ao Programa Erechim Cidade Limpa

Coleta Seletiva - Rede União de Supermercados adere ao Programa Erechim Cidade Limpa

    Em solenidade realizada na manhã de hoje (25), no Gabinete do Prefeito Eloi Zanella, foi assinado o Termo de Cooperação e Adesão ao Programa Institucional Erechim Cidade Limpa, com a Rede União de Supermercados.
   Com esta importante parceria os supermercados pertencentes à Rede União, irão participar ativamente na campanha de separação dos resíduos, através da distribuição de sacolas plásticas aos seus clientes, nas cores marrom para o resíduo orgânico e amarelo para o resíduo reciclável, colaborando assim com o que determina a Lei Municipal nº 4.103 de 27 de dezembro de 2006 e Decreto Municipal nº 3.161 de 11 de janeiro de 2007.
    Entre outros objetivos a iniciativa pretende provocar mudança de atitudes e hábitos de consumo; minimizar a geração de resíduos; incentivar a reutilização; separar os materiais na origem; propiciar a melhora da qualidade de vida no município; criar vínculos entre as pessoas, o espaço em que vivem, o bem estar da população, os bens públicos e a administração; abordar aspectos que conduzam à preservação de valores sociais e culturais e à conscientização comunitária em relação a coleta seletiva dos resíduos e a disposição dos mesmos; favorecer a integração equilibrada do homem consigo mesmo, com os outros e com a natureza; mobilizar a comunidade em torno do interesse coletivo; e incentivar o desenvolvimento da cidadania, da preservação e do comprometimento com o meio ambiente.
    De acordo com o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Luiz Felipe De Marchi, a reciclagem deve ser encarada como uma a atividade lucrativa que gera emprego e renda, mas principalmente, o ganho à vida. “Este ato, esta parceria com a Rede União de Supermercados, marca mais uma etapa vencida do Programa Erechim Cidade Limpa, que vem sendo desenvolvido desde 2001 pelo Governo Municipal, pensando no processo global da coleta, transporte e destinação final adequada do lixo em nossa cidade. Este compromisso da Rede União, de colocar em todos seus supermercados sacolas diferenciadas nas cores amarela e marrom, vai facilitar muito o trabalho de coleta pela identificação das cores. Obrigado por acreditarem neste programa e por auxiliarem o Poder Público na conscientização da comunidade sobre as causas ambientais. Seguramente, com este belo exemplo, outros supermercados e outras empresas da cidade deverão em breve aderir ao Programa Erechim Cidade Limpa”.
    Em nome da Rede União de Supermercados, Davi Cantelle, destacou que neste novo conceito de natureza limpa e cidade limpa, é muito importante à participação efetiva de todos os segmentos da sociedade. “Gostaria de agradecer em primeiro lugar, em nome da natureza, por este belo programa que esta sendo desenvolvido em nosso município. Se a cidade de Erechim é pioneira é porque existem pessoas que pensam no melhor para nosso meio ambiente. Nós da Rede União somos apoiadores deste programa, pois entendemos que cidade limpa passa por um conceito de reeducação em nossas famílias e nossa comunidade, com o intuito de preservar. Uma das formas de contribuir para esta preservação é a separação dos resíduos”.
    O Prefeito de Erechim, Eloi João Zanella, cumprimentou os representantes da Rede União de Supermercados por serem os pioneiros na adesão a esta etapa do Programa Erechim Cidade Limpa. “Agradecemos a vocês por serem os primeiros a aderirem a esta nova etapa, deste programa de interesse social e ambiental. Com esta iniciativa vocês passam a participar de uma proposta que estamos trabalhando há muito tempo, no sentido de preservar a natureza e termos uma melhor qualidade de vida. Parabéns por fazerem das sacolas de supermercado uma forma de separar o lixo orgânico do que pode ser reciclado. Vocês estão colaborando com toda a sociedade”.