Prefeitura Municipal de Erechim - REDESIM é pauta de capacitação para colaboradores da Prefeitura
Conteúdo

https://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10023/redesim--pauta-de-capacitao-para-colaboradores-da-prefeitura

24/07/2015

REDESIM é pauta de capacitação para colaboradores da Prefeitura

Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi tema de treinamento realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

REDESIM é pauta de capacitação para colaboradores da Prefeitura

Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios foi tema de treinamento realizado na Secretaria de Desenvolvimento Econômico

Nos dias 22 e 23 de agosto, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico sediou capacitação sobre a Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM) que será executada no município através de parceria com o Sebrae.
O treinamento, voltado à gestores públicos das secretarias de Obras, Fazenda, Meio Ambiente, Administração, Desenvolvimento, VISA (Secretaria de Saúde), além de representantes da Junta Comercial e Setor de Alvará e Zoneamento, foi ministrado pelo consultor do Sebrae, Silvio Pasin.
Durante essa imersão de dois dias os participantes realizaram análise do fluxograma existente e do proposto pela REDESIM, bem como elaboraram um plano de ação para que o funcionamento da Rede seja executado no município a partir da primeira quinzena de setembro.
Neste período – até a implantação – serão realizados encontros e reuniões estratégicas para adequações e ajustes que forem pertinentes.

Simplificando a burocracia
A Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (REDESIM), tem como objetivo facilitar tanto na abertura, alteração e fechamento de empresas, por meio da simplificação de procedimentos e redução da burocracia ao mínimo necessário.
Esse projeto em parceria entre poder público e Sebrae busca simplificar e diminuir o tempo e o custo para a abertura de empresas, além de promover a desburocratização, buscando impulsionar novos negócios, fomentando a economia da região.
“O Sebrae já é nosso parceiro e buscamos ampliar essa parceria. Com serviços interligados nas esferas federal, estadual e municipal, a REDESIM reduz a burocracia e contribui para a formalização das empresas. Esse sistema integrado permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as juntas comerciais do Brasil, simplificando e reduzindo os procedimentos”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Edgar Marmentini.
“Erechim dá um passo muito importante, beneficiando empresários, microempreendedores e o município com um mecanismo que facilita o desenvolvimento econômico da cidade”, frisa o secretário.

Racionalizando o processo
Para o secretário adjunto da pasta de Desenvolvimento, Tales Machabosco, que acompanhou todo processo de imersão para capacitar os colaboradores, essa parceria tem como principal objetivo simplificar e desburocratizar o registro e a legalização de empresas, beneficiando, inicialmente, os empreendimentos já existentes, além daqueles que serão constituídos dentro deste sistema. “Racionalizar, simplificar e desonerar o processo de registro de empresas é fundamental para o crescimento e desenvolvimento das cidades, estados e do País. A REDESIM prevê a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alterações e baixa das empresas, por meio de um sistema informatizado”, explica Tales.