Prefeitura Municipal de Erechim - Divulgado os selecionados projetos do programa LabCEUs
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20/07/2015

Divulgado os selecionados projetos do programa LabCEUs

Divulgado os selecionados projetos do programa LabCEUs

O Ministério da Cultura anunciou o resultado final da segunda chamada pública do programa LabCEUs - Laboratórios de Cidades Sensitivas. Através do edital foram contempladas 15 propostas de ocupação dos laboratórios multimídia de 10 CEUs, sendo 10 projetos com 2 meses de duração e 5 projetos com 4 meses de duração. Ao todo serão investidos R$ 160 mil nestas iniciativas, que acontecerão entre os meses de agosto e novembro de 2015.

O objetivo do LabCEUs é fazer com que os laboratórios estabelecidos nos CEUS passem a não ser vistos como um espaço que tem computador e acesso à internet para a comunidade. Isso é o básico. A ideia é que os espaços sirvam na experimentação, no conhecimento participativo, nas possibilidades de usos diversos que não sejam limitadores.

Nesta segunda chamada pública, foram selecionados projetos com temáticas diversas, que propõem a integração do laboratório multimídia com a cidade para se pensar as pautas que permeiam os cenários urbanos. Chama atenção a quantidade de propostas que trouxeram ações ligadas ao urbanismo emergente, trabalhando transversalidade das temáticas, mas em especial ligando-as à questão ambiental. Foram seis, dentre os 15 contemplados. Há também iniciativas que tratam de identidade cultural, audiovisual, gênero, tradição, espiritualidade, entre outros.

Entre os dias 18 de maio e 22 de junho foram recebidas 221 inscrições, das quais 198 foram válidas para o processo seletivo. Ao todo foram 21 projetos enviados para Águas Lindas de Goiás (GO), 15 para Campo Largo (PR), 21 para Colatina (ES), 13 para Erechim (RS), 14 para Horizonte (CE), 6 para Luís Eduardo Magalhães (BA), 21 para Petrolina (PE), 13 para São Félix do Xingu (PA), 44 para Sertãozinho (SP) e 30 para Sete Lagoas (MG).

Confira abaixo a relação dos projetos selecionados:

Ocupações de 2 meses

1. Águas Lindas de Goiás (GO)
Docência e Cidadania Planetária
Proponente: Rochelle Patricia da Silva
Proposta: Estimular a consciência socioambiental e o potencial criativo dos professores da rede pública de Águas Lindas, por meio da criação de peças de moda com material reaproveitado. A ideia é possibilitar aos participantes da ocupação multiplicarem iniciativas voltadas para a educação ambiental nas escolas.

2. Campo Largo (PR)
Jardinagem Territorialidade: CEU Campo Largo
Proponente: Newton Rocha Filho (Goto)
Proposta: Investigar a jardinagem enquanto experiência artística; uma proposta de ativação de sentidos e territórios, e de articulação de saberes e utopias em fricção com a realidade cotidiana. Jardinagem Territorialidade propõe diálogos, trocas, ressignificações e práticas em um espaço transdisciplinar que envolve arte, ativismo, cultura, agricultura orgânica, urbanismo e ecologia.

3. Colatina (ES)
Montagem e Manutenção de Horta Orgânica para pequenos espaços e com utilização de materiais reaproveitados
Proponente: Vinicius Souza Violetti
Proposta: Incentivar a montagem e a manutenção de hortas urbanas, considerando as espécies que se adequem ao tipo de clima e de solo da cidade. A iniciativa pretende valorizar a qualidade de vida das pessoas através de ações de organização, companheirismo e entretenimento, pensando também sobre a reutilização de materiais.

4. Erechim (RS)
Remixando áudio e tecnologia
Proponente: André Luís de Jesus Pinto
Proposta: Apropriação tecnológica, comunicação, software livre, cidadania e cultura. Através do protagonismo e do fortalecimento da identidade social dos participantes pretende-se fomentar o intercâmbio entre as ações desenvolvidas pelo laboratório CEU, a fim de compreender e fortalecer as redes ativas de práticas e saberes.

5. Horizonte (CE)
Corpos Conectores
Proponente: Juliana Freitas Ferreira Lima
Proposta: Um laboratório onde a imersão ao cotidiano e à cultura local é a principal matéria-prima para a criação de um conjunto de símbolos. A proposição será desenvolver uma identidade coletiva, a partir das narrativas da comunidade quilombola de Alto Alegre, com finalidade de reproduzir em estampas o universo afro-brasileiro local.

6. Petrolina (PE)
Mulheres de Terreiro contam suas histórias: Encontros e desencontros das mulheres de Terreiro no município de Petrolina
Proponente: Emanuele Cristina Santos do Nascimento
Proposta: Através de pesquisa e registro audiovisual, a ocupação buscará conhecer e dar visibilidade à realidade de mulheres de Terreiro em Petrolina, contribuindo para o reconhecimento por parte da população local da relevância social dessas mulheres e dos povos de terreiro de maneira geral.

7. São Félix do Xingu (PA)
Do Acervo Clement ao Memorial Xingu
Proponente: Diego Renato dos Santos Borges
Proposta: Em suas viagens pelo mundo, o estado-unidense George Clement registrou através de suas lentes as paisagens, os hábitos e os rituais de vários povos. De São Félix do Xingu, cidade que virou sua última morada, fotografou o surgimento, além de muitos momentos da cultura Kayapó. Através da ocupação pretende-se organizar esse acervo e preparar a exposição permanente do Memorial Xingu.

8. Sertãozinho (SP)
Tambores e Ethans Africanos
Proponente: Benedito Luiz Amaro
Proposta: A ideia está centrada na realização e documentação de saberes ancestrais africanos, uma vivência de produção, afinação e toque de tambores construídos a partir de toras de madeira ocadas, corda e pele animal. O enfoque que será abordado é o da compreensão dos tambores como técnicas de comunicação.

9. Sete Lagoas (MG)
Canteiro dos Pequis
Proponente: João Batista Carneiro Júnior
Proposta: A proposta consiste em promover com os usuários do CEU Jardim dos Pequis um processo de ocupação do espaço aberto aos fundos do edifício, em meio aos pequizeiros, de modo a catalizar os seus diversos usos e favorecer sua apropriação pela comunidade como um espaço comum autogerido. Um mobiliário urbano produzido coletivamente com materiais reciclados dará início à ocupação.

10. Sete Lagoas (MG)
Mutirão Agroecológico
Proponente: Marcus Felipe Abreu Maia
Proposta: Por meio de ações de urbanismo tático espera-se produzir e/ou aperfeiçoar espaços públicos para lazer e cultivo ? permanentes ou temporários, além de trabalhar a conscientização e educação ambiental dos moradores da região.

Ocupações de 4 meses


1. Águas Lindas de Goiás (GO)
Transversalidades
Proponente: Fernanda Carvalho da Silva
Proposta: Estimular a troca de saberes entre diferentes gerações por meio de atividades artísticas e culturais. A ideia é valorizar as tradições locais, produzir conhecimentos e projetos, através do artesanato e da literatura.

2. Colatina (ES)
Ocupação do LabCEUs como Ferramenta na Revitalização do Bairro Colúmbia
Proponente: Jaquelini Scalzer
Proposta: O projeto visa envolver os moradores locais na revitalização do bairro, iniciando pela Praça principal e espaços públicos, intercalando a ocupação do laboratório e a parte prática na interação com a comunidade por meio de um projeto de paisagismo unindo o cultivo de plantas ornamentais, hortaliças, ervas e plantas medicinais utilizando materiais reutilizáveis.

3. Luís Eduardo Magalhães (BA)
O mundo da Cidadania Maker e Open Source
Proponente: Eduardo Cena Pimentel
Proposta: Cidadania e tecnologia andarão juntas na proposta de ocupação que irá desenvolver dispositivos que repensem a questão da gestão dos resíduos sólidos e das fontes de energias renováveis.


4. Petrolina (PE)
Interligados
Proponente: Adriano Alves dos Santos
Proposta: Esse é um projeto transmídia de Jornalismo Móvel que tem como objetivo promover debates sobre a retratação da mídia junto à jovens de comunidades periféricas da cidade. A ocupação irá também disponibilizar meios para que os os participantes possam produzir conteúdo e falar da sua realidade de forma menos estereotipada.

5. Sertãozinho (SP)
Criando Jogos Livres em (com) Comunidade(s)!
Proponente: Katharine Rafaela Diniz Nunes
Proposta: Continuando a ocupação realizada no primeiro semestre, que teve como foco a animação em personagens 3D, Criando Jogos Livres em (com) Comunidade(s)! irá explorar o universo lúdico dos participantes a fim de potencializar práticas culturais e sociais. A ideia é fomentar um ambiente em que eles experimentem, ensinem, criem conhecimento, documentem e compartilhem sobre algo que vivenciam com muita dedicação.