Escritor Homenageado

Alba Albarello era membro da Academia Erechinense de Letras (AEL), presidente do Café Cultural e Consulesa dos Poetas Del Mundo.

Nasceu, foi criada e sempre residiu em nosso município, onde teve a sua formação e concluiu todos os seus estudos. Filha de Clementina Itália Albarello e do advogado Miguel Reinert, um dos colonizadores e desbravadores de nosso município, foi influenciada, desde a sua infância, a gostar da leitura de livros, jornais e revistas, bem como a permissão para acompanhar programas de rádio e televisão, adquirindo, desta forma, amor pela literatura.

Após a Educação Básica, fez a graduação acadêmica como arquivista e biblioteconomia e em Técnico em Contabilidade. Exerceu várias funções em serviços administrativos no município, Estado e no magistério em escolas particulares. Desenvolveu diversas atividades em grupos sociais, em rádio e jornais que circulam em Erechim e região do Alto Uruguai.

Ao longo de sua vida Alba recebeu várias honrarias, entre elas o Diploma de Honra ao Mérito por relevantes serviços prestados aos comerciários no Sindicato dos Comerciários de Erechim, o Diploma de Título Benemérito por serviços encaminhados a Causa Sindical de Erechim, o Diploma “Mulheres Doces Fortalezas”, homenagem da Universidade Regional Integrada às mulheres que se destacaram em sua área de atuação.

Também recebeu o Troféu Cecília Meireles, por ser escolhida como uma das mulheres notáveis, conforme pesquisa realizada pelo trabalho cultural e Delasnieve Daspet, Embaixadora dos Poetas Del Mundo, homenagem esta recebida em Itabira, estado de Minas Gerais, com solenidade de entrega da premiação a Mulheres Notáveis e o Troféu “Ana Terra”, no Congresso Brasileiro de Poesia de Bento Gonçalves, Encontro Latino Americano.

Alba também foi Consulesa dos Poetas Del Mundo, representando o município de Erechim e vice-presidente da Academia Erechinense de Letras, fundadora e foi presidente do Café Cultural de Erechim, idealizadora e criadora da Academia Erechinense de Letras com a presidência interina em 2014/2015, vice-presidente no exercício de 2015/2017, bem como idealizadora e criadora da Explanada literária Psiopoético na Praça da Bandeira em 2006 e no Seminário Nossa Senhora de Fátima a partir de 2010.

Fonte: https://www.atmosferaonline.com.br/morre-alba-albarello-poetisa-e-escritora-erechinense/