Prefeitura Municipal de Erechim - Secretário de Educação participa de encontro sobre transporte escolar
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9810/secretrio-de-educao-participa-de-encontro-sobre-transporte-escolar

22/05/2015

Secretário de Educação participa de encontro sobre transporte escolar

Secretário de Educação participa de encontro sobre transporte escolar
Secretário de Educação participa de encontro sobre transporte escolar

O secretário municipal de Educação, Alderi Oldra participou na última semana de importantes reuniões sobre Educação em Porto Alegre. Uma das agendas foi a audiência com o Secretário Estadual de Educação, Vieira da Cunha, quando foi tratado de temas como o melhor aproveitamento dos espaços escolares existentes nos municípios e o transporte escolar. Foi formado um grupo da União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul - UNDIME e da SEDUC para avaliar a situação do transporte. Em julho será apresentado um relatório ao secretário estadual para haver uma adequação dos valores que são repassados aos municípios.

Hoje os municípios atendem os estudantes das escolas estaduais que residem há mais de dois quilômetros de distância entre sua residência até a escola. “O debate com Vieira da Cunha foi no sentido de que o município não se opõe em realizar este transporte, mas que haja um ajustamento dos valores repassados pelo Estado ao Município no que diz respeito ao transporte de estudantes das escolas estaduais”, explica Oldra.
   
A prefeitura de Erechim transporta diariamente 600 estudantes e, destes, 480 (80%) são de escolas públicas estaduais e apenas 120 (20%) das escolas municipais. “O valor repassado pelo Estado para o transporte de 80% de seus estudantes é de apenas 20% do valor. Em 2014, o valor gasto com o transporte escolar foi de R$ 2.019.529,71. Além disso, o Município repassa vale transporte para 1.027 estudantes do Ensino Fundamental e Ensino Médio de escolas públicas, totalizando um custo mensal de R$ 33,890,00”, revela o secretário de Erechim

Alderi Oldra também participou de reuniões do Conselho Estadual de Educação, da UNDIME, discutindo temas importantes a situação das obras (creches) da MVC e com os Conselheiros e Secretários Municipais de Educação do RS. Além de encontro com a diretora do DEPLAN/SEDUC, Iara Wortmann, sobre os Planos Municipais de Educação.