Prefeitura Municipal de Erechim - Dia D da Campanha de Vacinação Contra Influenza será no sábado (9)
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9709/dia-d-da-campanha-de-vacinao-contra-influenza-ser-no-sbado-9

08/05/2015

Dia D da Campanha de Vacinação Contra Influenza será no sábado (9)

Dia D da Campanha de Vacinação Contra Influenza será no sábado (9)

A Secretaria Municipal de Saúde de Erechim informa à população que a Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza deste ano se estende até 22 de maio. Destaque para o Dia D de Mobilização Nacional, que será no sábado, 9 de maio, data em que as UBS deverão estar abertas das 8h às 17h, para a aplicação da vacina.
Nesta campanha, além de indivíduos com 60 anos ou mais de idade, serão vacinados os trabalhadores de saúde, os povos indígenas, as crianças na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), as gestantes, as puérperas (até 45 dias após o parto), os grupos portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (a apresentação de prescrição médica será obrigatória para o grupo de comorbidades durante a campanha), a população privada de liberdade e os funcionários do sistema prisional.
Para o ano de 2015, a meta é vacinar 80% da população-alvo, que está estimada em 28.379 usuários do SUS.
De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr. a influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
“A vacinação contra influenza mostra-se como uma das medidas mais efetivas para a prevenção da influenza grave e de suas complicações. Atualmente, as vacinas utilizadas contêm antígenos contra três cepas de influenza: A(H1N1), A(H3N2) e B. Estas cepas são escolhidas a cada ano visando prevenir a doença causada por cepas que circularão na temporada”, explica Plínio.
O secretário de Saúde também destaca que a partir deste ano não mais serão aplicadas vacinas contra a gripe fora das Unidades Básicas de Saúde (extramuros).  Esta atitude se faz necessária devido a mudanças no sistema de informações que monitora o número de doses aplicadas.