Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim vai ter ciclovias
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9602/erechim-vai-ter-ciclovias

27/03/2015

Erechim vai ter ciclovias

  Primeira será na avenida Sete de Setembro  

 

Primeira será na avenida Sete de Setembro

 

 

 

Agora é oficial, Erechim vai ter ciclovias em suas ruas. A primeira delas será na avenida Sete de Setembro, partindo da Praça da Bandeira até o estádio Colosso da Lagoa. A segunda será no entorno do Parque Longines, que será ligada à avenida Sete através da rua São Paulo. A terceira será ligando o centro ao Distrito Industrial. A implantação da ciclovia e as propostas foram aprovadas em audiência pública, na noite desta quarta-feira (25), no Salão Branco do Ypiranga.

 

 

 

Mais de 100 pessoas participaram da audiência, que iniciou às 19 horas. A maioria delas, no entanto, já estava reunida cerca de 1 hora antes, com suas bicicletas em frente a prefeitura de Erechim. Com faixa em favor da ciclovia, o grupo desceu a avenida pedalando até o Colosso da Lagoa.

 

 

 

O secretário municipal de Obras, Jorge Psidonik, explica que a avenida Sete de Setembro servirá para desenvolver o restante da malha cicloviária do município. “Esta será a primeira ciclovia, em um lugar em que todas as pessoas veem, para que a população se habitue. A partir dela vamos fazer a avaliação de todos os detalhes necessários para expandir em outras ruas”.

 

 

 

As ciclovias terão tachões para segregar da pista dos automóveis e pinturas e sinalizações. Os ciclistas terão que respeitar as mesmas regras dos veículos, como aguardar nos cruzamentos, respeitar os semáforos, esperar sua vez para fazer conversões, entre outras.

 

 

 

Na avenida Sete de Setembro não haverá alteração no fluxo de veículos. Serão duas pistas de 1,5 metro, uma descendo a avenida e outra subindo. A ciclovia ficará junto ao canteiro central, para evitar conflitos com veículos que acessam suas garagens ou fazem carga e descarga, passageiros que abrem portas e trânsito de pedestres. O secretário municipal de Segurança, Rafael Testa, deu detalhes sobre a ciclovia.

 

 

 

“Na avenida Sete será preciso pintar e instalar toda a sinalização. Assim como para o carro há o semáforo, para a ciclovia também haverá. Com a instalação da ciclovia, a largura da pista para carros ficará igual à avenida Maurício Cardoso. Para o condutor de automóvel, não haverá mudança, tanto para transitar, quanto para estacionar. Com o encurtamento da pista, a mudança que deve ocorrer será a diminuição da velocidade dos carros”, disse.

 

 

 

Com a aprovação da ciclovia em audiência pública, o próximo passo será a licitação dos materiais. A previsão da prefeitura é de que em cerca de seis meses a ciclovia esteja funcionando.

 

 

 

Participaram da audiência a vice-prefeita de Erechim, Ana Oliveira, secretários municipais, vereadores, entidades ligadas ao comércio, indústria, arquitetura, construção civil, patrimônio histórico, associações de ciclistas, além do público em geral.