Prefeitura Municipal de Erechim - Meio Ambiente recebe certificado pela Campanha de Recolhimento de Eletrônicos
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9599/meio-ambiente-recebe-certificado-pela-campanha-de-recolhimento-de-eletrnicos

27/03/2015

Meio Ambiente recebe certificado pela Campanha de Recolhimento de Eletrônicos

Última edição, realizada em janeiro, bateu recordes de arrecadação, contabilizando 65 toneladas de lixo eletrônico

Meio Ambiente recebe certificado pela Campanha de Recolhimento de Eletrônicos
Meio Ambiente recebe certificado pela Campanha de Recolhimento de Eletrônicos

Última edição, realizada em janeiro, bateu recordes de arrecadação, contabilizando 65 toneladas de lixo eletrônico

Na manhã de quinta-feira (26) o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, a diretora de Educação Ambiental, Ariane Pasuch e o diretor de Planejamento e Serviços Ambientais, Jean Carlo Deotti receberam, do responsável técnico da empresa Recycle, Jerri Antônio Bilibio, certificado oficial de destinação final de resíduos eletrônicos referente à última edição da Campanha de Recolhimento de Eletrônicos.
O documento atesta que Erechim recolheu 65 toneladas de lixo eletrônico na Campanha realizada em janeiro deste ano, superando todos os números das edições anteriores. A ação já recolheu mais de 200 toneladas de lixo eletrônico desde 2009. “Já foram 7 edições da Campanha que possibilita o descarte de materiais não recolhidos pela coleta seletiva tradicional, dividida entre lixo orgânico e seco e que tem sido exemplo para outras cidades. Além de não gerar custos para o município, sendo realizada em parceria com a empresa, a ação promove a destinação correta de todos os componentes eletrônicos, evitando que esses materiais sejam descartados de forma inadequada”, pontua o secretário de Meio Ambiente.
Para o responsável técnico da empresa Recycle, Jerri Antônio Bilibio, a população de Erechim demonstra, com mais essa edição da Campanha – a parceira com o poder público, contribuindo para a sustentabilidade ambiental. “A cidade de Erechim, sem dúvida, é um grande exemplo em questões ambientais, especialmente na realização desta campanha, que tem sido modelo para outras cidades. Além disso, devemos parabenizar a comunidade que colaborou para que o resultado fosse alcançado”, ressalta Jerri.

Ação sustentável
A Secretaria de Meio Ambiente promove duas campanhas de descarte de eletrônicos por ano. Uma delas logo após o Natal, sendo realizada no mês de janeiro e outra durante a Semana de Meio Ambiente, em junho. “A campanha é realizada em parceria com a empresa recicladora, sem custo para o município. O município é responsável pela comunicação com a comunidade, bem como com a disponibilização de local para que as pessoas possam entregar os materiais. Já a empresa é responsável pela coleta e destinação adequada de todos os materiais arrecadados”, explica Mario Rossi.
“O meio ambiente é nosso, das atuais e das gerações vindouras. O compromisso e a responsabilidade com o planeta não são valores passiveis de delegação. Cada um deve assumir e adotar comportamentos responsáveis, de zelo, cuidado e amor com o planeta. Essa conduta deve ser um imperativo moral, um dado da nossa conduta que sinaliza claramente de que lado estamos neste jogo”, frisa o secretário de Meio Ambiente.
“A decisão de proteger os ambientes naturais e controlar a poluição não está apenas nas mãos dos políticos e grandes industriais. Está sobretudo na rotina diária de cada cidadão. Cada um deve fazer a sua parte e é preciso termos a consciência de que preservar é cuidar da vida”, conclui Mario.