Prefeitura Municipal de Erechim - UPA entra em fase final de construção
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9177/upa-entra-em-fase-final-de-construo

04/11/2014

UPA entra em fase final de construção

Prédio já está equipado com mobiliário e recebe últimos ajustes na obra

UPA entra em fase final de construção
UPA entra em fase final de construção

Prédio já está equipado com mobiliário e recebe últimos ajustes na obra

A Unidade de Pronto Atendimento - UPA 24h, localizada na rua Alemanha esquina com a rua 20 de Setembro, já está com as obras da infraestrutura em fase de conclusão. A partir de agora os ajustes finais se concentraram na finalização da rampa para acesso das ambulâncias e no recebimento dos equipamentos e mobiliários necessários para o funcionamento da unidade.

A estrutura da rampa está sendo adaptada no propósito de atender às normas do Ministério da Saúde, que preconiza que o acesso, pelo fluxo dos veículos, deve ter rampa de entrada e saída, sem que as ambulâncias tenham que realizar manobras para sair do local, inicialmente projetado.

A obra já está em fase final de conclusão, faltando apenas os ajustes na rede lógica e rede de esgoto e vários equipamentos e mobiliários estão sendo entregues. A UPA 24 Horas é maior e mais complexa do que muitos hospitais e vai melhorar os fluxos da rede de urgência e emergência de Erechim.

A UPA de Erechim terá uma área construída de 1408,39m², que proporcionará um atendimento secundário, entre a Atenção Básica (Unidades de Saúde) e a Atenção Terciária (FHSTE). Com a implantação da UPA haverá uma redução dos atendimentos do Pronto Socorro do Hospital Santa Terezinha, tendo em vista que a unidade será referência para os casos de urgência. Nos municípios que implantaram suas Unidades de Pronto Atendimento houve uma redução de 70% dos fluxos do Pronto Socorro.

A unidade foi edificada com recursos da união, estado e município, totalizando um montante aproximado de R$ 5.000.000,00.

 

A UPA de Erechim, será do Tipo II, com capacidade para 300 atendimentos diários de urgência e emergência e contará com 12 leitos de observação. A estrutura contará com consultórios médicos, sala de inalação, sala de reidratação e  medicamentos, sala de curativos, sala de eletrocardiograma, leitos de observação, raio-x, quartos individual masculino e feminino, posto de enfermagem, setor de urgência, entre outros.