Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeito acompanha trabalho no Parque Longines Malinowski
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9149/prefeito-acompanha-trabalho-no-parque-longines-malinowski

23/10/2014

Prefeito acompanha trabalho no Parque Longines Malinowski

Isolamento da rede de esgoto de dentro do Parque e colocação de nova rede no contorno da rua fazem parte de mais uma etapa do Plano de Manejo que está em execução

Prefeito acompanha trabalho no Parque Longines Malinowski

Nesta semana o prefeito de Erechim Paulo Polis esteve acompanhando o trabalho de isolamento das redes de esgoto de dentro do Parque Longines Malinowski. Conforme explica o prefeito, o diagnóstico elaborado para o Plano de Manejo do Parque enfatizou a importância do isolamento das redes de esgoto de dentro do local, uma vez que a legislação federal sugere que as unidades de conservação devam estar livres de fontes de poluição possível.
“Nos levantamentos realizados junto a população, diversas pessoas apontaram esta problemática, enfatizando o forte cheiro devido a tubulação deteriorada”, ressalta Polis, explicando que com o isolamento da rede de dentro do Parque, a tubulação passa a fazer o contorno pela rua.
“Vale ressaltar para a comunidade de Erechim que o Parque Longines Malinowski é um espaço fundamental, que garante melhor qualidade de vida para nossa população. O objetivo é torná-lo ainda mais harmônico, possibilitando que as famílias erechinenses tenham através dele um outro contato com a natureza, e também busquem conhecimentos sobre os benefícios da preservação do meio ambiente”, frisa o prefeito.

Tubulação passa a fazer contorno pela rua

De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Mario Rossi, a galeria exposta de concreto, que é muito utilizada para passeios, havia sido construída ao lado de uma fonte de água, prejudicando sua conservação. “Com uma extensão de 360,77m, a área da galeria será fechada, passará a fazer parte da Zona Primitiva, onde são permitidas entradas apenas para manutenção e pesquisa. Não havendo mais visitação, tanto a própria galeria, como a vegetação e o recurso hídrico serão preservados”, afirma o secretário.
Outra tubulação de aproximadamente 240m será isolada dentro do parque, passando a fazer o contorno pela rua. Ainda a retirada da rede de esgoto sanitário proveniente do Presídio Estadual de Erechim que estava totalmente danificada, já está concluída.
“O Parque Municipal Longines Malinowski possui em sua extensão muitas áreas de banhado que poderiam estar comprometidas com estas tubulações. Os banhados servem para infiltração nos lençóis freáticos e sua recuperação permite inclusive maior qualidade das águas subterrâneas”, destaca Mario, lembrando que a licitação para execução das obras prevê o término dessa fase até o final de novembro, quando se iniciará as próximas etapas para execução do Plano de Manejo, as quais foram elaboradas de modo contínuo, para que a ordem de andamento não venha a prejudicar as próximas fases.