Prefeitura Municipal de Erechim - Assinado termo entre Prefeitura de Erechim e Governo Federal para seleção de abertura do curso de Medicina
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9144/assinado-termo-entre-prefeitura-de-erechim-e-governo-federal-para-seleo-de-abertura-do-curso-de-medicina

23/10/2014

Assinado termo entre Prefeitura de Erechim e Governo Federal para seleção de abertura do curso de Medicina

Solenidade integra mais uma etapa para a consolidação do curso de Medicina, que deverá ter edital para seleção da instituição de ensino lançado nas próximas semanas

Na tarde de quarta-feira (22) o Salão Nobre da Prefeitura de Erechim foi palco de mais uma etapa histórica que consolida o curso de medicina no município. Durante solenidade foi assinado termo de compromisso entre o Governo de Erechim e os Ministérios da Educação e da Saúde para seleção de abertura de escola médica do curso de medicina.
Estiveram presentes o prefeito, Paulo Polis; a vice-prefeita, Ana Oliveira; o diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Felipe Proenço; o presidente do Legislativo, Sérgio Alves Bento; o deputado estadual, Altemir Tortelli; o prefeito de Getúlio Vargas, Pedro Paulo Prezzotto; secretários de Governo, vereadores, servidores públicos, representantes de entidades, associações, imprensa e convidados.
Com a assinatura do termo de compromisso, os gestores municipais assumem o compromisso de manter a estrutura necessária na rede pública de saúde, além de fazer alterações recomendadas para habilitar a faculdade.
De acordo com o prefeito Paulo Polis, este documento autoriza o funcionamento do curso de medicina no município. “O curso de medicina vai mudar bastante nosso município. Mas Erechim não vai ganhar sozinho, toda a região vai ser beneficiada com a melhoria do atendimento para as pessoas, com a qualificação da saúde e com mais profissionais a disposição da comunidade. Além disso, nossos jovens que têm o sonho de cursar medicina, não precisarão mais sair para longe de Erechim, poderão realizar esse sonho aqui”, destaca o prefeito de Erechim.
“O curso de medicina se torna um divisor de águas na história da nossa cidade. Toda a nossa população é protagonista dessa conquista que é resultado de um esforço coletivo, que envolveu o Governo Federal, com o Programa Mais Médicos, a comunidade local, Governo Municipal e lideranças regionais, incluindo prefeitos e deputados”, destaca Polis.
Segundo o diretor do Departamento de Planejamento e Regulação da Provisão de Profissionais de Saúde do Ministério da Saúde, Dr. Felipe Proenço, a medida faz parte dos compromissos do Programa Mais Médicos para expansão e melhoria da formação em todo o Brasil. “A abertura de novos cursos de medicina no país foi anunciada no mês de setembro, onde mais de 200 cidades se inscreveram e Erechim esteve entre as 39 cidades brasileiras contempladas. Isso é um marco de extrema importância para o município, colocando-o em um patamar que se encaixa na descrição das cidades que buscam ampliar e qualificar, cada vez mais, a saúde para a sua população. Com o curso de medicina em Erechim também qualifica a formação médica para a região do Alto Uruguai Gaúcho”, destaca o diretor, explicando que um dos critérios de seleção da instituição de ensino será a que oferecer a menor mensalidade para o aluno.
Dentre os critérios de avaliação para receber o curso, o município teria que contar com pelo menos cinco leitos no Sistema Único de Saúde (SUS) disponíveis por estudante e também uma unidade hospitalar com potencial para ser hospital de ensino. Para que os requisitos fossem atendidos, Erechim fez parcerias com os municípios de Getúlio Vargas e Nonoai, para o oferecimento dos leitos SUS.
A próxima etapa será o lançamento do edital, para que as instituições privadas de educação superior apresentem suas propostas para ter o curso. De acordo com o Ministério da Saúde a previsão é de que ocorra nas próximas semanas.