Prefeitura Municipal de Erechim - Programa de Policiamento Comunitário será implantado em Erechim
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9138/programa-de-policiamento-comunitrio-ser-implantado-em-erechim

22/10/2014

Programa de Policiamento Comunitário será implantado em Erechim

Projeto de lei, que autoriza o município a firmar convênio com a Secretaria de Segurança Pública do Estado, com interveniência da BM e CONSEPRO, foi aprovado por unanimidade na Câmara de Vereadores

Programa de Policiamento Comunitário será implantado em Erechim

O município de Erechim poderá contar com o Programa de Policiamento Comunitário, desenvolvido através de convênio com Secretaria de Segurança Pública do Estado do RS, com interveniência da Brigada Militar e Conselho Comunitário Pró-segurança Pública (CONSEPRO). O projeto de lei foi aprovado por unanimidade na sessão da Câmara de Vereadores na segunda-feira (20).
O Programa é operado a partir de núcleos, formados por bairros, que são atendidos por policiais militares que moram no local onde farão o policiamento. Uma parceria entre a Secretaria de Segurança do Estado e a Prefeitura garante uma bolsa auxílio moradia para os policiais.
Na implantação do Programa – que deve ocorrer nas próximas semanas – o Estado disponibiliza viaturas, equipamentos e armamento. Em Erechim, a princípio, serão dois núcleos, sendo um conjunto nos bairros Três Vendas, Koller e Boa Vista e outro conjunto nos bairros Linho, Fátima e Bela Vista, com quatro policiais em cada núcleo.
De acordo com o prefeito Paulo Polis o programa visa a união de esforços para garantir mais segurança entre a população. “O policiamento comunitário tem sido implementado em diversos países como forma de modificação do modelo tradicional para um modelo de polícia cidadã, com o objetivo principal de aproximar a polícia e o cidadão para que juntos possam resolver as demandas locais da comunidade”, pontua Polis.
Para o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel, Pedro Wilson Pacheco, o modelo de polícia comunitária traz um conceito inédito no Brasil, ao aproximar os policiais da população, alimentando a sensação de segurança pública a partir dessa convivência. “O projeto é uma forma de aproximar ainda mais os policiais militares da população, garantindo a sensação de segurança. Policiais e moradores se conhecem pelo nome. Muitas vezes os PMs chegavam após o crime para registrá-lo. Com a polícia comunitária eles estão nos bairros o tempo todo coibindo qualquer violência e contando com a colaboração da comunidade”, declara o comandante.