Prefeitura Municipal de Erechim - Prefeitura realiza audiência pública para discutir estacionamento rotativo em Erechim
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/9043/prefeitura-realiza-audincia-pblica-para-discutir-estacionamento-rotativo-em-erechim

29/09/2014

Prefeitura realiza audiência pública para discutir estacionamento rotativo em Erechim

Após projeto de lei aprovado pelo Legislativo, Governo definirá com a comunidade detalhes sobre o funcionamento do sistema

Prefeitura realiza audiência pública para discutir estacionamento rotativo em Erechim

O Governo de Erechim discutirá em audiência pública com a comunidade o funcionamento do novo sistema de estacionamento rotativo pago no município na terça-feira, dia 30 de setembro, a partir das 14h na Câmara de Vereadores.
O projeto do Estacionamento Rotativo, aprovado na íntegra pelo Legislativo, também já foi pauta de debate entre gestores da Prefeitura com representantes da Câmara de Dirigentes Lojistas, Sindilojas, Sindicato dos Comerciários, ACCIE, OAB, Associação dos Contadores de Erechim, Sindivest, ADAU, Rede Metal Mecânica e Observatório Social de Erechim.

Construção de propostas com participação da comunidade
Segundo o secretário de Segurança Pública e Proteção Social, Rafael Testa, a construção de propostas com aprovação da comunidade é o que norteia os princípios da gestão do Governo de Erechim. “É de extrema importância a participação da população em todas as esferas da gestão pública, em especial, o tema em questão – estacionamento rotativo – que é de interesse de todos”, ressalta.
“A empresa que realizou este estudo técnico - contratada através de licitação - realizou levantamento das necessidades e da demanda do município para a criação dos termos que embasarão a licitação para a efetiva contratação do novo serviço de estacionamento em Erechim”, explica o secretário. Conforme Testa, o objetivo do novo sistema é, de fato, fazer com que haja a rotatividade das vagas, beneficiando motoristas e o comércio das áreas contempladas.

Sistema de parquímetro eletrônico será fiscalizado pela AGER
A proposta é ampliar gradativamente o número de vagas - das atuais 2.525 (1.982 para carros e 543 para motos) para 5.863 mil vagas de estacionamento rotativo (4.924 para carros e 939 para motos). Será alterado, ainda, o funcionamento do sistema - que passará a se dar via parquímetro eletrônico, abrindo diversas possibilidades, garantindo um novo modelo mais justo, moderno e eficiente.
“Inicialmente, essas vagas de estacionamento existentes serão mantidas, sendo que, numa segunda etapa com a entrada em funcionamento do anel viário central, há possibilidade de ampliação conforme a necessidade”, frisa Testa, afirmando que os valores a serem praticados também estarão em pauta na Audiência Pública.
“A Prefeitura tem como marca de governo o diálogo com a sociedade, bem como a gestão integrada entre as secretarias que compõem a administração de Erechim. Acreditamos que somente através de parcerias e da construção de projetos e ações em conjunto, conseguiremos fazer com que a nossa cidade avance cada vez mais no seu desenvolvimento”, declara o secretário de Segurança.
O sistema de parquímetro eletrônico multivagas deverá ser executado por meio de aplicação de tecnologia avançada, possibilitando, pelo menos, três formas diferentes de pagamento. Motos estarão isentas da cobrança.
Na segunda quinzena de junho, a Prefeitura recebeu o Termo de Referência – estudo técnico – para edital de licitação do novo serviço de estacionamento rotativo da cidade. O documento apresenta dados técnicos, bem como o número de vagas a serem oferecidas no centro da cidade e sua distribuição.
A fiscalização do contrato ficará aos cuidados da Agência Reguladora de Erechim (AGER).