Prefeitura Municipal de Erechim - 13ª Semana Municipal de Trânsito acontece de 22 a 28 de setembro
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8933/13-semana-municipal-de-trnsito-acontece-de-22-a-28-de-setembro

02/09/2014

13ª Semana Municipal de Trânsito acontece de 22 a 28 de setembro

13ª Semana Municipal de Trânsito acontece de 22 a 28 de setembro

Evento tem como temática “Cidade Para as Pessoas: Proteção e Prioridade ao Pedestre”

Com a finalidade de conscientizar a sociedade, buscando reforçar os valores que contribuam para a criação de um ambiente favorável ao atendimento de seu compromisso com a valorização da vida focando o desenvolvimento de valores, posturas e atitudes, no sentido de garantir o direito de ir e vir dos cidadãos, será realizada a 13ª Semana Municipal de Trânsito em Erechim.
A Semana Municipal de Trânsito é promovida pela Prefeitura, através da Diretoria de Trânsito, vinculada à Secretaria de Segurança Pública e Proteção Social, entidades governamentais e não-governamentais que compõem a equipe Decida Pela Vida. Na manhã de terça-feira (2) integrantes da equipe Decida Pela Vida estiveram reunidos no Auditório da Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo para definição de ajustes acerca da programação deste ano. A reunião de trabalho foi conduzida pela chefe do Setor de Administração – Ensino e Estatística da Diretoria de Trânsito, Maria Zenaide Chiaradia e pelo diretor de Trânsito do município, Marcelo Aimi.
Entre as ações programadas para a 13ª Semana Municipal de Trânsito exposição de veículos acidentados, Escolinha de Trânsito, 2º Fórum Municipal de Trânsito, palestras em escolas e empresas, simulação de acidente e procedimento de socorro, blitz educativa, Balada Segura, apresentação teatral com a Fundação Thiago Gonzaga – Vida Urgente de Porto Alegre, entre outras atividades. A programação completa será divulgada nos próximos dias.

Patrono da 13ª Semana Municipal de Trânsito
O presidente do Conselho Municipal Pró-Segurança Pública (CONSEPRO), Miguel Gotler foi escolhido como patrono da 13ª Semana Municipal de Trânsito pelo relevante papel desenvolvido por ele na comunidade de Erechim. Entre outras ações, Gotler foi fundador e presidente do Conselho Municipal de Trânsito de Erechim de 1978 a 1986, do qual é conselheiro. Ainda, o atual patrono da Semana do Trânsito fundou o CONSEPRO de Erechim, em 1988, do qual é presidente desde o ano de 1992 até os dias atuais.

Ações realizadas durante todo ano
De acordo com o secretário de Segurança, Rafael Testa, as atividades em prol de um trânsito mais seguro são desenvolvidas pela equipe Decida Pela Vida durante todo o ano. “No encerramento da Semana em 2013, nos propusemos a desenvolver uma política permanente de educação e conscientização para um trânsito mais humanizado”, pontua Testa.
“Para isso, a equipe Decida Pela Vida trabalhou com ações educativas – com palestras, intervenções e Escolinha de Trânsito – em escolas e empresas atuando fortemente na conscientização e educação para um trânsito mais seguro”, frisa o secretário. “Somente no último mês, as ações foram realizadas nas escolas Caras Pintadas, Paiol Grande, Ruther Von Müller e Salgado Filho, além de palestra sobre direção defensiva na empresa Olfar”, explica Testa, ressaltando que esse trabalho se intensifica durante a programação da Semana de Trânsito.
“A nossa proposta é que o trabalho seja permanente e constante. Porém, esse trabalho só terá resultados positivos se as iniciativas partirem de cada um. Não seremos eficazes na redução de acidentes se cada indivíduo não fizer a sua parte. Para que tenhamos um trânsito seguro é preciso que as pessoas tenham a consciência de que, por exemplo, respeitar a faixa para pedestres, não utilizar o celular ao volante, garantir que todos usem o cinto de segurança e levar a sério o limite de velocidade estabelecido para a via, são decisões que só visam a segurança das pessoas”, ressalta o secretário de Segurança.