Prefeitura Municipal de Erechim - Passeio Público no Redenção tem últimos ajustes
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8788/passeio-pblico-no-redeno-tem-ltimos-ajustes

30/07/2014

Passeio Público no Redenção tem últimos ajustes

 

Equipe da prefeitura acompanha obra, que está quase concluída

 

 

 

 

 

A prefeitura de Erechim acompanha os últimos ajustes para a conclusão do passeio público do entorno da área verde do bairro Redenção. Na manhã desta quarta-feira (30), as equipes das secretarias municipais de Coordenação e Planejamento, de Meio Ambiente e de Obras e do Orçamento Participativo (OP), foram ao local para ver a finalização do calçamento. Junto a comunidade, além do passeio, foi avaliada a colocação de aparelhos para exercícios ao ar livre.

 

 

 

A obra no Redenção, que é um pedido do bairro através do OP, segue o regramento do decreto dos passeios públicos, que está valendo desde junho. O novo passeio, que é de bloco intertravado, conta com piso tátil, para orientação de pessoas com deficiência visual, com rampas para cadeirantes e com espaço para o plantio de grama. O secretário de Obras, Jorge Psidonik, explica que a prefeitura dará o exemplo ao promover a construção de uma cidade acessível.

 

 

 

“A prefeitura cobra os moradores para que construam seus passeios nos padrões, com acessibilidade. Mas não basta cobrar para que a população faça, entendemos que é preciso dar o exemplo e fazer os passeios que são de competência do Poder Público. Por isso estamos encaminhando obras de calçadas em vários terrenos do município, como esse do Redenção, como o do campo do Cristo Rei, o do Parque Longines, e o da prefeitura, que está em licitação”, apontou.

 

 

 

O secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, ressalta que o passeio do Redenção, além de seguir as normas padrões de acessibilidade, também tem características ecológicas. “Os blocos, que são firmados na areia, permitem que a água escoe, deixando o piso permeável. Além disso, haverá gramado próximo ao meio fio. Vamos ainda propor um trabalho em conjunto com moradores, para deixar a quadra inteira com passeio otimizado”, disse.

 

 

 

Para que as pessoas façam seus passeios, a prefeitura irá prestar auxílios, como doação de pisos táteis, construção de meio fio e acompanhamento técnico. Além disso, para famílias de baixa renda, haverá a possibilidade de financiamentos.

 

 

 

Além de Anacleto e de Jorge, também acompanharam a obra junto à comunidade, a secretária adjunta de Meio Ambiente, Carla Orso, a coordenadora do OP, Terezinha Magaieski, e a arquiteta da prefeitura Adesani Mattjie.