Prefeitura Municipal de Erechim - Estudantes do Jaguaretê plantam verduras e variam merenda
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/8769/estudantes-do-jaguaret-plantam-verduras-e-variam-merenda

25/07/2014

Estudantes do Jaguaretê plantam verduras e variam merenda

Estudantes do Jaguaretê plantam verduras e variam merenda
Estudantes do Jaguaretê plantam verduras e variam merenda

 

Alimentos são produzidos em aulas de agroecologia, no Jaguaretê

 

 

 

 

 

A merenda dos estudantes da Escola Jaguaretê conta com verduras e legumes variados, que são produzidos por eles próprios, nas aulas de agroecologia. A disciplina, que ensina práticas de produção de alimentos no campo, é desenvolvida durante as atividades em tempo integral, do Programa Mais Educação. Além de uma horta no pátio da escola, há também uma estufa, onde é feito o plantio.

 

 

 

A vice-diretora e professora comunitária da escola, Rosmari Pelin, conta que a alimentação escolar ganhou pelo menos cinco variedades de legumes e verduras. Os alimentos que os estudantes introduzem, complementam a merenda que é fornecida pelo município.

 

 

 

É muito bom, porque os estudantes aprendem e ao mesmo tempo consomem o que eles produziram. Com o Mais Educação, eles estão tendo experiências que não teriam se estudassem apenas com o ensino tradicional. Eles começaram a plantar para aprender as técnicas e quando as verduras e as frutas cresceram, tiveram a ideia de colocar na merenda”, contou.

 

 

 

Durante a semana, o secretário municipal de Coordenação e Planejamento, Anacleto Zanella, e a coordenadora do OP, Terezinha Magaieski, foram conhecer a estrutura criada pelos alunos e o trabalho desenvolvido na escola. A educação integral no Jaguaretê existe desde fevereiro deste ano e foi implantado pela Secretaria de Educação, na atual gestão do secretário Alderi Oldra, e da diretora de educação integral, Juliana Wrublewski.

 

 

 

A Escola Jaguaretê é pioneira no estado em educação integral no campo. Os estudantes são melhor preparados para enfrentar os desafios e muitos deles continuarão no campo, mas com mais conhecimento e qualidade de vida que seus antecessores”, disse Anacleto.

 

 

 

Com a Escola Jaguaretê, Erechim conta com sete escolas com educação integral no Ensino Fundamental. Mais de 1,5 mil estudantes são beneficiados com atividades no turno inverso ao ensino tradicional, que envolvem oficinas culturais, esportivas, música, danças, informática, iniciação científica, agroecologia, dentre outras.