Prefeitura Municipal de Erechim - Lançada programação comemorativa ao aniversário do centenário de Erechim
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11946/lanada-programao-comemorativa-ao-aniversrio-do-centenrio-de-erechim

21/02/2018

Lançada programação comemorativa ao aniversário do centenário de Erechim

Lançada oficialmente para a imprensa, secretários municipais e vereadores a programação oficial em comemoração ao aniversário dos 100 anos de Erechim, em solenidade realizada no Salão Nobre da prefeitura, na manhã de quarta-feira (21). Antes da solenidade, os convidados foram recebidos com música pelas crianças e jovens do Coral Municipal Juvenil Dando o Tom.
A programação foi inicialmente trabalhada por representantes das secretarias municipais, nomeados por decreto, e depois a comunidade foi convidada a apresentar seus eventos, sendo que alguns representantes de entidades se disponibilizaram para integrar a Comissão do Centenário. A programação que foi construída em conjunto, conta com atividades promovidas pela administração municipal e pelas mais diversas entidades e organizações do município. 
O ponto alto das ações acontece no fim de semana do aniversário de Erechim, entre os dias 28, 29 e 30 de abril. No sábado, dia 28 de abril, a administração municipal em conjunto com a RBS TV, promove a Ação Cooperada na Praça da Bandeira, com mateada, brinquedos, apresentações artísticas e prestação de serviços através das secretarias municipais. No domingo (29), pela manhã, será realizado o Desfile Comemorativo ao Aniversário de Erechim, que acontecerá na Avenida Maurício Cardoso, às 9h. O desfile será dividido em alas e, cada uma delas, contará um pouco da história do município. A ala da imigração, mostrará desde a chegada dos imigrantes e a construção da estrada de ferro até a formação do município em 1918, através do decreto 2.342, quando Erechim deixou de ser distrito de Passo Fundo. Além disso, serão retratados todos os aspectos importantes para o seu desenvolvimento, como a economia, saúde e cidadania, esporte, vida social, cultura e religião, educação, arquitetura e urbanismo de Erechim, transportes, segurança, Arquivo Histórico como fonte de pesquisa, tecnologia e comunicação. No dia 30, serão promovidas atividades diversas em comemoração ao aniversário, na Praça da Bandeira. Também está programada uma sessão solene da Câmara de Vereadores, em frente ao Castelinho. Para encerrar, a programação do final de semana de aniversário, a comunidade será presenteada com um espetáculo teatral circense, na Praça da Bandeira.
Em seu pronunciamento, o prefeito Luiz Francisco Schmidt, disse se lembrar de um passado promissor de Erechim e comentou que tem a certeza de que um futuro ainda mais promissor nos espera. Acrescentou ainda que, “a programação não é da prefeitura municipal de Erechim, essa é apenas copartícipe e uma das agregadoras, para que o evento seja grande a altura de nosso município, ” pontua.
Por sua vez, o presidente da Câmara de Vereadores, Rafael Ayub, espera que possamos trilhar um caminho para a cidade que queremos para daqui 50, 100 anos. “Colocou o Legislativo à disposição da Comissão do Centenário para engrandecer a festa para que possamos comemorar os 100 anos de Erechim da melhor forma,” finalizou.    
A programação foi apresentada pelas integrantes da Comissão do Centenário, a secretária de Educação, Vanir Clara Bernardi Bombardelli, e pela professora Elcemina Lúcia Balvedi Pagliosa.


Confira os destaques de cada mês:
Entre os destaques da programação do mês de março estão a ação cooperada - "As Mulheres e a Cidadania nos 100 anos de Erechim”, que acontece no dia 10, na Praça Jayme Lago.
Erechim Cidade da Páscoa – 100 anos de Esperança – Tempo de Doçura e Diversão, de 26/03 a 01/04/2018, na Praça Jayme Lago
2º Rodeio Artístico no CTG Sentinela da Querência, nos dias 24 e 25.
Em abril, no dia 27 será realizada Missa de Ação de Graças – 100 anos de Erechim, na Catedral São José, uma programação da Mitra Diocesana.
No dia 28, Ação Cooperada na Praça da Bandeira com atividades de integração, atrações culturais, mateada e brinquedos em uma realização da prefeitura e RBS TV.
No dia 29, Desfile Comemorativo, na Avenida Maurício Cardoso, às 9h
No dia 30, durante a tarde atividades diversas comemorativas ao Centenário de Erechim, na Praça da Bandeira. Em seguida Sessão Solene da Câmara de Vereadores, no
Palco em Frente ao Castelinho. Às 20h30 Espetáculo teatral circense no palco em frente ao Castelinho.
Em maio Jantar Baile do Município - beneficente em prol do Banco de Sangue, no dia 05, uma realização Rotary/Lions.
Entre 19 e 20 de maio Encontro de Carros Antigos na Praça da Bandeira, uma promoção Veteran Car.
De 23 a 27 de maio Erechim Rally Brasil 2018, no Parque da Accie, uma realização da EAEC.
Em junho, no dia 10, Espetáculo OCE 68 anos.
Entre os dias dois e três, Rodeio Interestadual de Erechim, no CTG Galpão Campeiro.
Em julho Festival de Dança de Erechim, entre quatro a oito, no Centro Cultural 25 de Julho.
De 13 a 15, 1º Encontro de Integração Esportiva para pessoas com Necessidades Especiais, no Ginásio Bela Vista.
Em agosto, Festival de Teatro de Erechim
Etapa Local – de 28 a 31 – no Centro Cultural 25 de Julho.
Agosto Cultural/Sesc
Em setembro, Acampamento Farroupilha, entre oito a 20, no Parque da Accie.
No mês de outubro, Festival Estadual de Teatro de Erechim, entre 27 de outubro a 1º de novembro, no Centro Cultural 25 de Julho.
Novembro, entre nove a 18, FRINAPE, no Parque da Accie.
Dezembro, do dia 1º a 23 Natal.
Janeiro/Fevereiro de 2019 – Festa da Uva e Jogos Rurais do Centenário
Abril de 2019 – Festa das Nações