Prefeitura Municipal de Erechim - ERECHIM 99 ANOS: Domingo(30) a XXIV Corrida Rústica Cidade de Erechim
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11467/erechim-99-anos--domingo30-a-xxiv-corrida-rstica-cidade-de-erechim

25/04/2017

ERECHIM 99 ANOS: Domingo(30) a XXIV Corrida Rústica Cidade de Erechim

ERECHIM 99 ANOS:  Domingo(30) a XXIV Corrida Rústica Cidade de Erechim

 

A tradicional Corrida Rustica Cidade de Erechim será realizada domingo (30), dia do anviversário do município. Será a XXIV Edição da prova que teve início em 1993, na passagem dos 75 anos de Erechim. A promoção é da Prefeitura Municipal através dos Departamentos de Cultura Esporte e Turismo da Secretaria Municipal de Educação e parcerias da iniciativa privada. O evento deste ano terá a patrocínio dos Postos Unetral. A expectativa da organização é da presença de centenas participantes, reunindo corredores profissionais e amadores, dos estados do Sul – São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, na diversas categorias com inscrições abertas.

Ininterrupta desde a sua primeira prova, em 1993, a Rustica Cidade de Erechim é uma das mais tradicionais e competitivas corridas pedestres da Região Sul do país, recebendo costumeiramente atletas do mais alto nível da elite brasileira do atletismo de pista e das corridas de rua. Quando da sua criação ela atendeu a aspiração do Clube dos Corredores de Rua de Erechim – CORRE -, que desenvolvia atividades sem apoio institucional.

O evento que já recebeu atletas de pódio das Maratonas (42,195 Km) de São Paulo, Curitiba, Buenos Aires, Porto Alegre, Corrida de São Silvestre (15 km) e Troféu Brasil de Atletismo (Principal competição de Pista Interclubes do Brasil), nesse ano mantém em sua lista atletas com Maicon Mancuso, Campeão Brasileiro 5.000 m rasos Universitário - JUBs 2015 Jogos Universitários Brasileiros; Rudinei Martins de Mello, melhor gaúcho na São Silvestre 2016, entre os 50 primeiros colocados; Robson das Chagas (Erechim), Campeão Estadual Escolar e sétimo colocado Nacional, nos 3.000 m rasos nos Jogos Escolares da Juventude 2016, em João Pessoa - PB; Israel Thiago Pereira Mecabo, oitavo colocado nos 3.000 com obstáculos do Troféu Brasil de Atletismo 2015. No feminino, Jocasta Oliboni, décima colocada no Troféu Brasil de Atletismo 2016, na prova dos 10.000 m rasos; Janete Tedesco, quarta colocada na Rústica de Alpestre, prova de maior alto nível técnico do RS.

Mesmo com o alto nível competitivo, é de principal objetivo a participação de corredores amadores e que fazem da corrida uma ferramenta de bem estar e qualidade de vida, por isso mais de 500 atletas dos três estados do sul são esperados para invadirem as ruas do centro de Erechim, incluindo estudantes do Município de Erechim e Região. Apesar de Erechim ainda não ter despertado para o "boom" das corridas de rua entre a população comum, fato que já é realidade nas cidades vizinhas de Chapecó, Concórdia e Passo Fundo, ainda são espertados ao menos 100 atletas erechinenses participantes.

As inscrições são gratuitas e estão abertas até às 17:00 horas de amanhã, quarta feira 26/04, pelo site www.corridaerechim.webnode.com, não haverá inscrições no dia e local da prova, que acontece na Praça Jayme Lago, neste domingo a partir das 8:30 com a largada das categorias mirins, às 9:00 serão as largadas das categorias infantis às 9:45 a largada prova principal, Adulta Elite Geral Livre e Categorias Faixas Etárias Adultas. Todos os atletas inscritos deverão estar até às 7:30 na passarela coberta da Escola Haidée Tedesco Realy, em frente a Praça Jayme Lago, para retirada do kit de inscrição (numeral de peito e senha de identificação).