Prefeitura Municipal de Erechim - Cineasta Osnei De Lima apresenta o projeto “Erechim 100 Anos de Historia”.
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/11421/cineasta-osnei-de-lima-apresenta-o-projeto-erechim-100-anos-de-historia

21/03/2017

Cineasta Osnei De Lima apresenta o projeto “Erechim 100 Anos de Historia”.

O primeiro evento da série que marcará a passagem dos 100 anos de criação do município de Erechim, em 2018, foi apresentado nesta manhã, às 9h, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal pelo cineasta Osnei de Lima da CBC – Companhia Brasileira de Cinema. O lançamento do Especial “Erechim 100 Anos de História” reuniu lideranças do setor empresarial da indústria e do comércio, profissionais liberais e representações dos Poderes Constituídos – Excecutivo, Legislativo e Judiciário: Luiz Francisco Schmidt e Marcos Lando (Poder Executivo), Dr. Antonio Carlos Ribeiro e Dra. Adria Joseane Müller Gonçalves Atz (Poder Judiciário), Claudionor Mores (ACCIE), Rafael Ayub (Poder Legislativo), Francisco Franceschi (Fecomércio), Antonio Teixeira (Unicredi), Alexandre Tonatto (OAB Erechim), Alcides Mandelli Stumpf (Unimed), Elói João Zanella (Ex-Prefeito de Erechim), Maria Elisa Zordan Franceschi (ex-secretária de Educação e ex-delegada de Ensino da 15a CRE), e atores do elenco fixo da CBC.

 

Grupo Responsável

O Projeto será divulgado no formato web, numa série de 24 capítulos, que abordarão a trajetória de seis personagens da vida da história do município, escolhidos por um grupo de trabalho que pesquiso o farto material recolhido no acervo histórico de Erechim, no Arquivo Histórico e Biblioteca Pública. São pessoas que viveram em períodos diferentes no decorrer das décadas, a partir de 1918, nas atividades de educar, produção de alimentos, industrial, produção de tecnologia, empreendedorismo. Fazem parte do grupo responsável pela seleção e pesquisa:

 

OSNEI DE LIMA: Diretor e roteirista de cinema, produtor de mais de 30 filmes, entre longas, médias e curta-metragem, vários destes já premiados. É diretor de 3 produções ítalo-brasileiras. Além de atuar com o cinema, escreve letras musicais, já gravadas por grandes intérpretes brasileiros, além de ser co-autor de obras literárias.

ENORI CHIAPARINI: Professor, historiador músico, radialista e pesquisador. Tem experiência de quase 40 anos na área de história. Com vasto conhecimento sobre a história de Erechim, tem sido o baluarte na luta incessante pela salvação da história de nossa cidade.

ANTÔNIO CARLOS RIBEIRO – Juiz na Comarca de Erechim, é músico e teve várias participações no cinema regional, inclusive interpretando canções de época. Desde sua chegada em Erechim, nos anos 90, tem sido atuante na sociedade, e tem se dedicado à arte em todas as suas formas.

JOÃO FRANCISCO DILL –Promotor de Justiça, pesquisador e escritor. Tem 1 livro publicado, e está escrevendo a maior obra histórica de Erechim, que será lançada no próximo ano, intitulada "100 razões para viver, sem medo de morrer", que com quase 1000 páginas, retrata a história de 100 personagens que fizeram a história de Erechim.

Personagens Homenageadas, apresentados pelo Dr. Antônio Carlos Ribeiro:

O GÊNIO - Menno Rewssaat. Ele criou, desenvolveu ideias usadas até hoje no Brasil e em outros países.

O SÁBIO - Ele Cercena. Viveu como um homem simples, mas inspirou centenas de pessoas com suas Sabedorias da vida.

O PROTETOR - Sérgio Benito Maccagnini. Cuidou da vida, e da natureza.

O SEMEADOR - Guidálio Fischmann. Plantou, colheu, mas suas ideias e princípios estão sendo semeadas mundo a fora.

A EDUCADORA - Madre Maria Bernarda. Educou mais da metade do Grande Erechim.

Aceitou o desafio de educar um povo.

OS LUTADORES - Irmãos Cavaletti. Estão aqui entre nós, trabalham e nunca se cansam de lutar. São espelho para todos nós. São contemporâneos, mas suas ideias são do futuro.

O Sonho

O cineasta Osnei De Lima falou a luta que empreendeu desde que decidiu perseguir o sonho que alimentou desde criança de fazer cinema, como ator e finalmente com diretor. Lembrou que no começo da vida em Erechim, em 1993, depois de fazer alguns testes, foi aconselhado a procurar outra carreira. Ele não desistiu diante das dificuldades e hoje ultrapassa 30 obras cinematográficas, conhecidas, algumas delas premiadas nacionalmente, com destaque para “O Come Gente”, baseado numa história real protagonizada em Erechim – uma entre tantas nessa longa caminhada de 100 anos de criação do município. Numa apresentação resumida da sua carreira, destacou ainda suas origens no município de Erechim – terra de nascimento dos avós paterno e materno, muito embora ele tenha nascido em Dionísio Cerqueira, SC. Vem deles o vínculo com a cidade e o interesse em projetar os acontecimentos marcantes e seus atores na construção da comunidade hoje centenária. “Com eles aprendi jamais desistir, e guardo sempre o lema: Quando nada parece dar certo, vou ver o cortador de pedras martelando sua rocha talvez 99 vezes, sem que uma única rachadura apareça. Mas na centésima martelada a pedra se abre em duas e eu sei que não foi aquela que conseguiu isso, mas todas as que vieram antes”.

 

 

A vida é de luta

 

Apoiador de iniciativas empreendedoras como a do cineasta Osnei De Lima, de quem é amigo pessoal, o prefeito Luiz Schmidt saudou as autoridades que prestigiaram a iniciativa do diretor, lembrando que este é um momento de dificuldades econômicas de toda a ordem, para a município, mas disse que está confiante num futuro próximo, quando os empreendedores de Erechim farão o município retomar o regime de pleno emprego. “Não havia presenciado momento de tamanha dificuldade, mas rico em desprendimento pessoal; seja de empresários, funcionários e colaboradores”, acrescentou. O prefeito confia que o município continuará avançando pelo esforço de cada um dos erechinenses. Comemorou o avanço do empreendimento Aurora/Cotrel, destacando que o governador José Ivo Sartori estará na cidade, na próxima sexta-feira (24), para prestigiar o ato que confirmará a fixação definitiva da Aurora - uma empresa de projeção nacional e mundial -, que vem para o Rio Grande com força e determinação, num momento histórico para Erechim. “O Erechim que queremos, é o Erechim que vamos fazer”, resumiu.

 

Também se manifestou o Médico Pediatra Alcides Stumpf (presidente da UNIMED, escritor e investidor em informação e cultura.