Prefeitura Municipal de Erechim - Erechim vai integrar campanha nacional contra o Zika vírus
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10675/erechim-vai-integrar-campanha-nacional-contra-o-zika-vrus

10/02/2016

Erechim vai integrar campanha nacional contra o Zika vírus

Mobilização vai envolver mais de 150 milhões de pessoas em todo Brasil

Mobilização vai envolver mais de 150 milhões de pessoas em todo Brasil

As escolas municipais de Erechim vão integrar uma ação nacional de combate ao mosquito Aedes Aegypti, o transmissor da dengue, chikungunya e do Zika vírus na rede pública de ensino. A campanha foi lançada nesta quinta-feira (4), em Brasília, num encontro nacional de representantes das mais diversas áreas da educação e saúde. O secretário municipal de Educação de Erechim, Alderi Oldra, participou do evento representando os secretários municipais de Educação do Estado. A viagem que não gerou despesas para a prefeitura de Erechim foi custeada pelo Ministério da Educação e pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio Grande do Sul – Undime RS.   

No evento o ministro da Educação, Aloizio Mecadante, convocou todas as autoridades a assinarem um pacto contra o Zika vírus. A medida integra a campanha Zika Zero, lançada pelo Governo Federal no início da semana.

“ Na educação nós estamos falando de pelo menos 150, 180 milhões de brasileiros que têm uma relação cotidiana, direta com a escola. Entendemos que a escola deve ser o centro de mobilização da comunidade, interna e externa, para o combate à proliferação do mosquito Aedes Aegypti”, declara.

Mobilização Nacional

Na próximo sábado (13) haverá uma mobilização nacional envolvendo mais de 500 mil pessoas entre Agentes da Saúde da Família, Vigilância Sanitária e Forças Armadas. Eles estarão percorrendo as cidades destruindo os focos do mosquito.

Nas escolas serão desenvolvidas ações nos dias 19 e 26 de fevereiro e no dia 04 de março. Nessas datas as instituições de ensino, além de discutiram os temas, farão atividades de combate ao mosquito e haverá distribuição de cartilhas sobre o tema.

“Precisamos multiplicar essa ação em nossas escolas em todo país, no estado e em nosso município. O combate ao mosquito transmissor do Zika vírus será prioridade nas nossas escolas municipais. Faremos um trabalho de mobilização contando com o apoio dos pais, professores e estudantes”, explica o secretário, Alderi Oldra

É preciso ficar alerta

Desde outubro, foram registrados 4.796 casos de microcefalia. Muitos deles, segundo o Ministério da Saúde consequentes da infecção pelos vírus zika. A previsão da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que 4,0 milhões de pessoas, sendo 1,5 milhão delas no Brasil, poderão atingidas pela epidemia. Por isso e necessário atacar o nascedouro e destruir esse mosquito, que é essencialmente água parada.

O Ministério da Educação disponibilizou um portal http://portal.mec.gov.br/zikazero/index.html como fonte de informações e recursos didáticos para o desenvolvimento das ações contra o mosquito Aedes Aegypti.