Prefeitura Municipal de Erechim - Secretaria de Saúde alerta sobre exames preventivos anti-HIV
Conteúdo

http://www.pmerechim.rs.gov.br//noticia/10462/secretaria-de-sade-alerta-sobre-exames-preventivos-anti-hiv

30/11/2015

Secretaria de Saúde alerta sobre exames preventivos anti-HIV

Secretaria de Saúde alerta sobre exames preventivos anti-HIV

A Prefeitura de Erechim, através da Secretaria de Saúde, alerta a comunidade sobre exames preventivos anti-HIV. “O dia 1º de dezembro foi instituído como Dia Mundial de Luta Contra a Aids, porém as ações preventivas devem ser realizadas de forma permanente”, esclarece o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr.
De 30 de novembro a 4 de dezembro haverá coleta de exames laboratoriais anti-HIV das 7h30 às 8h30 e testagem rápida anti-HIV e sífilis durante todo o turno nas UBS’s do município. “Procure a sua UBS e faça o teste de HIV/AIDS. É rápido, gratuito e sigiloso”, reforça Plínio.
Para o secretário de Saúde é imprescindível ressaltar que a luta para coibir a transmissão da AIDS é contínua em Erechim. Ações preventivas são realizadas durante todo ano, bem como a disponibilização gratuita em todas as UBS’s do município de testes de sorologia para HIV e teste rápido de HIV com o resultado em 15 minutos.
Segundo Plínio, a Secretaria de Saúde vem buscando ampliar a rede de difusão de informações sobre as DSTs, trabalhando conjuntamente com instituições, grupos e comunidades. “É importante que este trabalho seja permanente, para que todos possam ter acesso às informações e tomem os cuidados necessários para se prevenirem contra a doença”, afirma.
De acordo com o secretário, o desenvolvimento de estratégias preventivas é fundamental para a manutenção da saúde pública. “Mais do que o tratamento, temos que focar a prevenção de doenças, ajudando a população a tomar as medidas necessárias para a manutenção de sua saúde. A equipe contra DST/AIDS vem cumprindo importante papel neste processo em nosso município”, destaca Plínio.