Prefeitura Municipal de Erechim - SAMU completa quatro anos em Erechim com mais de 5,8 mil atendimentos
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08/10/2015

SAMU completa quatro anos em Erechim com mais de 5,8 mil atendimentos

Serviço de urgência e emergência conta com o apoio da Ambulância Cidadã

SAMU completa quatro anos em Erechim com mais de 5,8 mil atendimentos

Serviço de urgência e emergência conta com o apoio da Ambulância Cidadã

Com uma média de cerca de 150 atendimentos por mês, o SAMU Salvar (telefone 192) completa no sábado, 10 de outubro, quatro anos de atividades no município de Erechim.  Desde a sua inauguração, no ano de 2011, as equipes do SAMU já realizaram 5.853 atendimentos em urgências e emergências. O Serviço, que atende a urgências e emergências 24 horas por dia, conta com uma ambulância, além do apoio operacional da Ambulância Cidadã.

De acordo com o secretário de Saúde, Plínio Costa Jr., a equipe de profissionais é composta por técnicos de enfermagem e condutores socorristas, ambos capacitados e habilitados para o serviço. “O telefone disponível para contato é o 192. O solicitante será atendido por um telefonista, que o passará ao médico para uma triagem do fato. Isso é importante, pois a equipe, dependendo da gravidade deslocará no mesmo instante. Neste tempo o médico continua orientando o solicitante com cuidados a serem tomados com a vítima”, explica Plínio.

Segundo o secretário de Saúde, a necessidade de compreensão do funcionamento do serviço por parte da população ainda é um dos gargalos do SAMU. “O tempo de resposta ao chamado depende da Regulação do Serviço. As equipes trabalham para que todo chamado da regulação seja rapidamente atendido pela base, com saída imediata da unidade solicitada”, reforça.

Conforme a diretora da rede de Urgência e Emergência de Erechim, enfermeira Elaine Grando, outro fator importante a lembrar é que o serviço não se trata de um transporte. “É realizado avaliação da vítima pelo profissional de enfermagem, que repassa ao médico o quadro real do paciente, muitas vezes medicando no próprio local”, pontua a diretora.

Outra questão destacada pela diretora é que, apesar das constantes campanhas de conscientização o problema do trote telefônico ainda persiste. “Os trotes atrapalham as equipes e prejudicam aqueles que verdadeiramente necessitam de atendimento. O nosso trabalho é árduo e para isso contamos com o apoio da população. As mudanças são constantes e os ajustes e melhorias são sempre necessários. Porém, mesmo em meio as dificuldades comuns enfrentadas pelos profissionais, há sempre uma meta a ser atingida, que é atender cada vez melhor a população, levando socorro e conforto para quem precisa do SAMU”, conclui.